Você gosta de cinema?
Se sua resposta for Sim, então preste atenção na dica de uma ótima oportunidade para degustar filmes de qualidade e ainda ouvir comentários de vários críticos feitos por profissionais mais gabaritados do Brasil.
O primeiro dia, segunda-feira pela manhã, dia 08/06, será exibido o filme “O Prisioneiro da Grade de Ferro”, do diretor Paulo Sacramento, e à noite, às 19h, a exibição do filme “São Bernardo”, de Leon Hirszman.O filme se passa no interior de Alagoas, o filho de camponeses Paulo Honório, é um mascate que perambula pelo sertão a negociar com redes, gado, imagens, rosários e miudezas. Cria uma obsessão, arrancar a fazenda São Bernardo das mãos de seu inepto dono, o endividado Luiz Padilha, transformando este em seu empregado. Alcançando finalmente seu objetivo e, com muita astúcia e violência, Paulo Honório faz a fazenda prosperar e torna-se temido pelos empregados e fazendeiros vizinhos. Nesse momento, ele sente que precisa constituir família e vê essa possibilidade na professora esquerdista Madalena, a quem convida para visitar a fazenda. Casam-se, mas o humanismo e sensibilidade da professora se chocam com a rudeza de Paulo Honório, ficando no ar a suspeita de que ela o trai, física e politicamente. Daí por diante, Paulo Honório passa a viver dentro de um clima de ciúme motivado por sua imaginação possessiva. Um dia, descobre uma folha de papel na qual reconhece a letra de Madalena. Pensa que é parte de uma carta para um amante. Discutem e Madalena suicida-se. Honório é então um homem arrasado, torturado pelas dúvidas, solitário. No fim da vida, escreve suas memórias.
O evento acontecerá na Estácio BH, no auditório JK, e já está na sua 4ª edição e contará com a presença de profissionais da área de cinema. Você não vai perder um evente assim vai?
Confira abaixo a programação com datas, horários e os nomes dos profissionais que irão comentar sobre os filmes:
Segunda – 8 de junho
8h – “O Prisioneiro da Grade de Ferro” (2004), de Paulo Sacramento. Comentado por Carlos Henrique Santiago, jornalista, ex-presidente do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e crítico de cinema.
19h – “São Bernardo” (1972), de Leon Hirszman. Comentado por Marcelo Miranda, jornalista e crítico de cinema dos jornais “O Tempo” e “Pampulha”.
Terça – 9 de junho
8h30 – “Eu, Você e Todos Nós” (2006), de Miranda July. Comentado por Clarisse Alvarenga, jornalista e mestre em Multimeios pela Unicamp. É pesquisadora e realizadora no campo Audiovisual
19h – “Quantum of Solace” (2008), de Marc Foster. Comentado por José Ricardo, crítico de cinema e mestrando em Cinema pela UFMG
Quarta – 10 de junho
8h – Cinema Paradiso (1988), de Giuseppe Tornatore. Comentado por Marcelo La Carreta, bacharel e mestre em Cinema pela UFMG, professor de Técnicas Audiovisuais, cineasta, animador e videocompositor.
19h – “Romance” (2008), de Guel Arraes. Comentado por Ivete Walty, professora da Faculdade de Letras da UFMG e doutora em Literatura Comparada pela USP.
Vale lembrar que, antes da exibição dos filmes, os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, apresentarão ao público trabalhos produzidos por eles nos laboratórios da Faculdade Estácio de Sá BH.
Não percam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário